11

ACHEI ESSE DESABAFO NA NET...COMPLEMENTA O MEU....

POR FAVOR LEIAM E PROCUREM ENTENDER O QUE É O TRABALHO ARTESANAL:

Senhores clientes, amigos e admiradores das artes manuais, gostaria de informar como funciona o dia a dia de uma artesã:
Todas em sua maioria somos mães, avós, esposas, donas de casa, trabalhadoras, temos tarefas diárias como qualquer outro ser mortal que trabalha em qualquer outra atividade.
Nossa tarefa começa quando recebemos um pedido de orçamento que geralmente sempre é em cima da hora em que o bebê já está para nascer, quando a criança já está perto de aniversariar etc etc, então raciocinando, quem trabalha com artesanato vive em duas cordas bambas a da vida diária + a da vida de artesã porque na maioria das vezes recebemos o pedidocom pouco tempo para a confecção, UFAAAAAAA!!!!Ao receber esse pedido de orçamento começa uma maratona, sim uma maratona, pois afinal aliar preço e produto bom exige pesquisa de mercado, pesquisa de preço de matéria prima, enfim, vence a concorrência quem sai na frente nesses dois ítens. Depois de aceito esse orçamento a maratona aumenta com saídas à rua para compra de matéria prima e, não esqueçam de que tudo isso ocorre juntamente com as tais tarefas diárias. Penso que na nossa vida cotidiana precisamos ter controle das datas de pagamento das nossas contas domiciliares, controle da hora de dar remédio ao filho, da hora do almoço, enfim, dessa mesma forma a ARTESÃ também trabalha com controles, possui agenda, sim, acreditem a ARTESÃ POSSUI AGENDA, somos organizadas e precisamos que as pessoas que cheguem até nós entendam que precisamos de prazos, de programação e além disso precisamos de RESPEITO, quando um orçamento não é aceito, precisamos de um retorno mesmo que esse retorno seja negativo. É preciso que se compreenda, também, que peças artesanais são feitas uma a uma minuciosamente, com estudo de casamento de cores, produtos etc etc, as vezes uma peça leva um dia inteiro para ficar pronta e quando a gente vê nos blogs, flickrs, facers, orkuts etc etc muita movimento aconteceu na vida daquela mulher ou daquele homem que se dedicou a produzir aquela peça. Para compreender melhor o nosso trabalho, pergunte, leia, observe e acima de tudo exercite a arte da EMPATIA. Nesse momento praticando a EMPATIA vocês vão perceber como ficamos tristes quando o nosso trabalho não é tratado com a seriedade que ele merece. PENSEM NISSO! POR FAVOR!
TODO ARTESÃO TRABALHA MUITO, COM SERIEDADE E COM AMOR!!!
CÉLIA DUTRA

11 comentários:

Postar um comentário

Seu recadinho me deixa muito feliz!